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Olá, eu sou Suev Tyrson e hoje vamos falar sobre assuntos que eu amo.

Em uma reflexão básica, porque você come? Sim é uma necessidade e muitas pessoas pelo mundo não possuem a possibilidade de realizar esse ato de forma digna. 

O ato de comer e beber foi um dos primeiros atos importantes e transformadores na formação da nossa sociedade, na passagem de caçadores-coletores e abrindo o momento da revolução agrícola, que foi quando os antigos começaram a trocar cavernas e a vida nômade por casas onde o objetivo básico era o plantio de trigo e ai começa o mundo da forma como entendemos. Pesquisas atuais encontram que esse período se situa 13 mil anos atrás, ou seja 5 mil anos antes do que acreditávamos, mas essa revolução possui uma grande estrela: a cerveja.

Recipientes de pedra foram encontrados em um sítio arqueológico em Israel, eram como morteiros para triturar o trigo e também usados para a sua fermentação, uma das responsáveis pelo estudo afirma que a fabricação do álcool não era resultado do excesso da produção agrícola, mas que foi desenvolvido com propósitos ritualísticos e espirituais. Os autores do estudo indicam que o pão mais antigo possui data entre 11.600 a 14.600 anos atrás e a cerveja entre 11.700 e 13.700 anos, o que nos leva a base do pensamento do estudo que é, eles poderiam comer o pão como caçadores-coletores, mas a cerveja trouxe o motivo para se estabelecer e ali mudar a forma da sociedade como um todo. O estudo foi publicado no Journal of Archaeological Science: Reports.

Uma das teorias mais aceitas para a criação da cerveja foi que tudo não passou de um belo acidente onde nossos antigos caçadores-coletores utilizavam a cevada ainda em estado selvagem, como alimento, eles coletavam a cevada selvagem e o excesso, ou seja, o que não era possível de ser levado ficava guardado em alguns recipientes para que no futuro próximo fosse coletado, o recipiente por algum motivo ficou exposto ao tempo, chuva, neve, a cevada assim, em contato com a água começou a produzir açúcar e com isso se inicia o processo de fermentação. Quando os caçadores-coletores voltam, encontram um líquido junto a cevada e alguns deles bebem aquele líquido proveniente da fermentação, um gosto forte, mas que o efeito produz uma mudança na percepção do todo a sua volta. 

Agora você entende mais sobre a nossa sociedade e também como a cerveja foi uma das grandes responsáveis. Eu lhe contei isso para que você possa entender que toda a comida e bebida possui uma história, um ciclo, um caminho e hoje muitos de nós perdemos esse entendimento, ou seja, esquecemos as histórias.

Quando você senta na mesa e começa a comer e beber você está se relacionando, mesmo sozinha, isso acontece porque um conjunto de atos e indivíduos, muitas vezes, animais estão relacionados para que esse momento fosse possível. Como o seu arroz chegou até você, quem plantou ? Qual é a história daquele grão? de onde provém o arroz? e deixo aqui a ponte para outro ponto, porque você come arroz ou a comida que está no seu prato ?

A ato de comer é básico dentro da transmissão da cultura, seus pais receberam instruções do que é se alimentar e quais são os elementos básicos dessa culinária familiar, algumas famílias que possuem estruturas familiares onde pai e mãe são de culturas diferentes, o filho acaba por receber duas culturas alimentares diferentes, ou assim deveria. Mas porque assim deveria e não é ? 

O ato de cozinhar no dia a dia, em muitas culturas acabou por ser classificado como um trabalho menor sendo relegado a mulheres, e a comida de festa ou de celebrações ao homem, um claro reflexo do patriarcado tóxico, uma história hoje Pop para exemplificar pode ser encontrada na figura de Julia Child que foi a primeira mulher a ser matriculada na Le Cordon Bleu, uma das melhores e maiores escolas de culinária do mundo onde apenas existiam homens.

Mas nossa herança cultural culinária vem antes do nosso nascimento já que o líquido amniótico onde está o bebe possui extrema relação com o que essa mãe se alimenta, ou seja antes de nascer a comida já é um ato sagrado na concepção de uma nova vida, o leite materno posterior ao nascimento é alimento primeiro da criança, onde também possui a referência da entrega da mãe ao seu filho, a transmissão do sagrado em forma de alimento de fomento a vida. Uma mãe exposta a vícios como o excesso do álcool, cigarro e outros podem ter influência direta no feto, mas um ponto esquecido algumas vezes, é que o alimento atual é extremamente exposto a venenos que são levados pela mãe ao feto.

Pitágora disse: Ó mortais, não sigam envenenando vosso corpo com um alimento tão repulsivo como a carne. 

Essa reflexão não é motivo para que você pare de comer carne, mas que você possa refletir sobre o ato de comer carne, quantas toxinas existem na nossa comida diária, seja carne, tomate, leite e não vou falar sobre alimentos ultraprocessados que são os vilões dessa reflexão da comida como ato sagrado.

Mas voltando aos nossos revolucionários bebedores de cerveja, os caçadores-coletores comia quando era possível, já que o ato de comer estava relacionado apenas a necessidade do momento, outros aspectos eram mais importantes, em esse momentos já existia a ideia do sagrado, onde a comida era compartilhada com o grupo que ali estava, mas também em forma de oferendas, mas quando começam a se fixar é em esse momento que a comida passa a ganhar um outro papel, mas também as refeições.

As refeições são aqueles momentos onde todos se reuniam para compartilhar a comida e também a cerveja, mas em sociedades agrárias, núcleos familiares são formados, clans e aí a refeição ganha um novo ponto, como o momento do contato íntimo entre todos, compartilhar sua comida, ter comida para ser compartilhada é um ato social, um ato familiar, mas como sempre falamos o Forn Sed é isso, não existe distinção entre o seu dia a dia e a sua religião já que ela é os nossos costumes e dai a ponte para o real sagrado.

A refeição sempre foi caracterizada em filmes e mesmo em muitas famílias como o ato máximo do dia comum, onde todos, encabeçados pelo ou pela chefe de família, se reúnem para compartir a comida, mas não é apenas isso, ali é onde se comparte o dia, as experiências, onde muitas vezes, se coloca para fora o que levamos dentro que não poderia ser compartilhada com pessoas fora do nosso núcleo familiar. Quando você está lendo isso pode pensar mas na minha família nunca foi bom esse momento, já que é normal os conflitos, aí é quando eu lembro à você dois pontos importantes: o conceito de Frith.

  • Frith (friðu) a paz, a fraternidade e a manutenção das mesmas que deve ser uma busca constante entre aqueles que são nossa família.

O outro ponto é, viva sua vida livre, é difícil eu sei, mas escolha o que lhe faz bem, se a sua família naquele momento não lhe faz, busque outra, um dos pontos básicos da religião em nosso momento atual é encontrar o seu lugar ou seja a sua comunidade e ela não é apenas as pessoas que você encontra para Blots, ela é sua família.

Quando paramos de comer em família, nós quebramos um dos pilares básicos da estrutura familiar como base de formação do ser humano, quando paramos de compartir esse momento, deixamos de estar perto de nossos antigos, paramos de transmitir para nossos novos membros, paramos de compartilhar gostos, sabores ou seja experiências, e nos voltamos ao individual, fomentando muitas vezes o isolamento, as inseguranças, o dia a dia da sociedade atual foi moldado para o rápido e também para a dose única, mas isso é bom para você ? Eu por exemplo não sinto fome, sinto apenas vontade de comer algo em especial o que sempre me levou a passar muitas e muitas horas sem comer, mas sempre privilegiei o comer com alguém, tenho a fortuna de poder comer quase todos os dias com a minha esposa.

Vou terminar falando sobre Ultraprocessados e também como sempre a conclusão deve ser sua, já que todos devemos ser livres pensadores, quanto custa um pacote de macarrão instantâneo e quanto tempo demora para fazer ? Pouco é verdade, mas por curiosidade um dia sente com uma embalagem e leia os ingredientes, pode ser que você não entenda nada, mas procure sobre cada um dos elementos na internet, depois disso abra sua dispensa e comece a procurar mais alimentos ultraprocessados e veja que por algo estranho todos levam mais ou menos os mesmos elementos com algumas diferenças, mas como isso é possível ? Voltando ao nosso macarrão instantâneo de 3 minutos, em um dia de folga, tenha no almoço esse macarrão a noite, faça um macarrão, é simples, faça um molho é simples. Depois disso, antes de dormir faça uma reflexão sobre o ritual por detrás dos dois. A conclusão do que é bom para você, deve partir de você mesmo, mas a OMS e também o rito de veneração aos ancestrais deveriam poder lhe ajudar a chegar a uma conclusão.

“ Que o seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio» – Hipócrates

Bibliografia:

https://www.terra.com.br/noticias/cerveja-pre-historica-ja-era-produzida-por-cacadores-coletores-diz-estudo,b8ec3d299266c91058211328f7ce82e6eqjplh8i.html – Consultado 18 de abril de abril de 2021.

Monteiro, Carlos Augusto; et al. (2016). «NOVA. A estrela brilha.[Classificação dos alimentos. Saúde Pública.]» (PDF). World Nutrition Janeiro-Março 2016, 7, 1-3, 28-40. Consultado em 4 de abril de 2019

https://open.spotify.com/episode/5QGexMBTdfx3dxl3XJusBR?si=XY9olQlNRfe0TfnLYNTRDw – Spotify, Porque a gente come o que come

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Hi, I’m Suev Tyrson, and today we are going to talk about a subject that I love.

In a basic reflection, why do you eat? Yes, it is a necessity and many people around the world do not have the possibility to perform this act in a dignified way.

The act of eating and drinking was one of the first important and transforming acts in the formation of our society, in the passage of hunter-gatherers and opening the moment of the agricultural revolution, which was when the ancients began to exchange caves and nomadic life for houses where the basic objective was to plant wheat and that is where the world begins as we understand it. Current research finds that this period is 13,000 years ago, that is, 5,000 years earlier than we believed, but this revolution has a big star: beer.

Stone containers were found in an archaeological site in Israel, they were like mortars to crush the wheat and also used for its fermentation, one of those responsible for the study claims that the manufacture of alcohol was not the result of excess agricultural production, but that it was developed for ritualistic and spiritual purposes. The authors of the study indicate that the oldest bread is dated between 11,600 and 14,600 years ago and beer between 11,700 and 13,700 years old, which brings us to the basis of the study’s thinking that is, they could eat the bread as hunter-gatherers, but beer brought the reason to settle and change the shape of society as a whole there. The study was published in the Journal of Archaeological Science: Reports.

One of the most accepted theories for the creation of beer was that everything was just a beautiful accident where our former hunter-gatherers used barley still in the wild, as food, they collected wild barley and excess, that is, what it was not possible to be taken it was kept in some containers so that in the near future it could be collected, the container for some reason was exposed to the weather, rain, snow, and barley so, in contact with the water it started to produce sugar and with that it starts the fermentation process. When the hunter-gatherers return, they find a liquid next to the barley and some of them they drink that liquid from fermentation, a strong taste, but that the effect produces a change in the perception of the surrounding whole.

Now you understand more about our society and also how beer was one of the main responsible people. I told you this so that you can understand that all food and drink has a history, a cycle, a path and today many of us have lost that understanding, that is, we have forgotten the stories.

When you sit at the table and start eating and drinking you are relating, even alone, this is because a set of acts and individuals, often animals, are related so that this moment was possible. How did your rice get to you, who planted it? What is the history of that grain? Where does the rice come from? And I leave the bridge here for another point, why do you eat rice or the food on your plate?

The act of eating is basic within the transmission of culture, his parents received instructions on what it is to eat and what are the basic elements of this family cuisine, some families that have family structures where father and mother are from different cultures, the child ends up receive two different food cultures, or so it should. But why should it be and why not?

The act of cooking on a daily basis, in many cultures, ended up being classified as a minor job being relegated to women, and party food or celebrations to men, a clear reflection of the toxic patriarchy, a story today Pop to exemplify can be found in the figure of Julia Child who was the first woman to be enrolled at Le Cordon Bleu, one of the best and largest culinary schools in the world where there were only men.

But our culinary cultural heritage comes before our birth since the amniotic fluid where the baby is has an extreme relationship with what this mother feeds, that is, before the birth of food, it is already a sacred act in the conception of a new life, the post-birth maternal milk is the child’s first food, where it also has the reference of the mother’s delivery to her child, the transmission of the sacred in the form of life-promoting food. A  mother is exposed to addictions such as excessive alcohol, cigarettes and others, and can have a direct influence on the fetus, but a point that is sometimes overlooked is that the current food is extremely exposed to poisons that are carried by the mother to the fetus.

Pythagoras said: O mortals, do not go on poisoning your body with a food as repulsive as meat.

This reflection is not a reason for you to stop eating meat, but for you to reflect on the act of eating meat, how many toxins are in our daily food, be it meat, tomatoes, milk and I will not talk about ultra-processed foods that are the villains this reflection of food as a sacred act.

But returning to our revolutionary beer drinkers, hunter-gatherers ate when it was possible, since the act of eating was only related to the need of the moment, other aspects were more important, at that moment there was already the idea of the sacred, where the food was shared with the group that was there, but also in the form of offerings, but when they start to settle, it is at that moment that food starts to take on another role, but also meals.

Meals are those moments where everyone got together to share food and beer, but in agrarian societies, family nuclei are formed, clans and then the meal gains a new point, as the moment of intimate contact between everyone, sharing their food, having food to be shared is a social act, a family act, but as we always say Forn Sed is that, there is no distinction between your daily life and your religion since it is our customs and gives the bridge to the sacred real.

The meal has always been characterized in films and even in many families as the maximum act of the common day, where everyone, headed by or by the head of the family, gathers to share the food, but it is not just that, there is where the day, the experiences, where we often put out what we carry inside that could not be shared with people outside our family nucleus. When you are reading this you can think but in my family this was never a good thing moment, since conflicts are normal, that’s when I remind you of two important points: the concept of Frith.

Frith (friðu) peace, fraternity and the maintenance of them, which must be a constant search among those who are our family.

The other point is, live your free life, it is difficult I know, but choose what is good for you, if your family at the time does not do it, look for another one, one of the basic points of religion in our present moment is to find yours place in your community, and she’s not just the people you meet for Blots, she’s your family.

When we stop eating with the family, we break one of the basic pillars of the family structure as a basis for the formation of human beings, when we stop sharing this moment, we stop being close to our old ones, we stop transmitting to our new members, we stop sharing tastes, flavours or experiences, and we turn to the individual, often fostering isolation, insecurities, the day-to-day life of today’s society was shaped for the fast and also for the single dose, but is this good for you? I for example do not feel hungry, I just feel like eating something in particular which has always led me to spend many, many hours without eating, but I have always favoured eating with someone, I have the fortune of being able to eat almost every day with my  wife.

I will end by talking about Ultra-processed and also as always the conclusion must be yours, since we must all be free thinkers, how much does a packet of instant noodles cost, and how long does it take to make? Little is true, but out of curiosity one day feel with a package and read the ingredients, you may not understand anything, but look for each of the elements on the internet, after that open your pantry and start looking for more ultra-processed foods and see that for something strange everyone takes more or less the same elements with some differences, but how is that possible? Going back to our 3-minute instant noodles, on a day off, have this noodles at lunch, make noodles, it’s simple, make a sauce is simple. After that, before going to sleep, reflect on the ritual behind the two. The conclusion of what is good for you must come from yourself, but the WHO and also the rite of veneration for ancestors should be able to help you reach a conclusion.

«May your medicine be your food, and may your food be your medicine» – Hippocrates

Bibliography:

https://www.terra.com.br/noticias/cerveja-pre-historica-ja-era-produted-por-cacadores-coletores-diz-estudo,b8ec3d299266c91058211328f7ce82e6eqjplh8i.html

 – Consulted April 18, 2021.

Monteiro, Carlos Augusto; et al. (2016). «NEW. The star shines. [Food classification. Public Health.] »(PDF). World Nutrition January-March 2016, 7, 1-3, 28-40. Consulted on April 4, 2019

https://open.spotify.com/episode/5QGexMBTdfx3dxl3XJusBR?si=XY9olQlNRfe0TfnLYNTRDw

 – Spotify, because we eat what we eat